sábado, 26 de setembro de 2009

HISTORIA DA JOALHARIA NOS ANOS 20





A Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas de 1925 em Paris estabeleceu um novo estilo para o Modernismo, que tinha nas formas geométricas e abstractas a expressão maior do design do movimento.

A Primeira Guerra Mundial interrompeu a criação joalheira e quando o conflito acabou, uma das consequências do mesmo foi uma completa alteração nos valores, tradições e costumes. A moda também sofreu uma enorme mudança, acarretada também pela mudança do papel da mulher na sociedade ocidental, mudança esta impulsionada pela necessidade das mulheres terem ocupado o lugar dos homens no trabalho durante a guerra. Começavam os chamados “loucos anos 1920”.
Os vestidos fluidos, de cintura baixa e sem mangas próprios da moda do período pós-guerra eram perfeitos para as jóias Art Déco, geométricas, lineares e com um contraste de cores nunca visto antes. Devido ao consumo desenfreado, fruto da emancipação feminina e também do alívio trazido pela paz conseguida no Tratado de Versalhes, as vendas de jóias alcançaram patamares recordes.

O bracelete pode ser considerado a jóia mais usada do período Art Déco e foram confeccionados em inúmeros designs diferentes, geralmente decorados com diamantes em lapidações carré , rubis naturais e sintéticos e safiras.
A gema mais popular do período foi o diamante. Rubis, safiras, ônix, Esmeraldas, corais, marfins, jades, madrepérolas e cristais-de-quartzo foram também muito utilizados na decoração das jóias Art Déco e, frequentemente, serviam de moldura ao diamante. Para esta gema predileta, as lapidações geométricas eram as favoritas: baguete, triangular e esmeralda. O grande aumento da produção de pérolas cultivadas fez com que a pérola passasse a ser uma gema mais acessível à classe média e faziam parte dos trajes de noite, em colares usados ao pescoço ou torcidos à volta da cintura. O metal mais utilizado foi a platina, além do ouro branco e da prata. Os vestidos de noite, com alças finas e costas nuas ficavam perfeitos com longos colares de pérolas e sautoirs. Os alfinetes eram desenhados para serem usados aos pares, nos vestidos e usou-se muito também o broche em cintos, lapelas de casacos, bolsas, sapatos e chapéus.
Os motivos na joalheria Art Déco eram caracterizados por designs geométricos, diversas combinações de cores criando contrastes e padrões abstractos. Em 1922, a descoberta da tumba do faraó Tutancâmon serviu de inspiração para o período, assim como o Cubismo, as artes persa, africanas e orientais, além do Jugendstil.
A queda da Bolsa de Nova York em 1929, seguida da Grande Depressão, pôs fim aos “loucos anos 1920” e ao delicado e geométrico design Art Déco.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Exposição Colectiva na FABRICA FEATURES


2009-10-31
2009-11-24
Lisboa
Portugal
FABRICA FEATURES | Edifício Benetton Megastore | Rua Garrett n.83, 4º andar


Exposição Colectiva na FABRICA FEATURES

Artistlevel em associação com a FABRICA FEATURES, realiza em Novembro, uma exposição colectiva da comunidade artistlevel.org, procurando divulgar a criatividade e a diversidade artística desta nova plataforma de arte.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Artistlevel | AMIArte

Artistlevel

Estará patente entre 3 e 19 de Setembro na Galeria AMIArte, no Porto, a Exposição Artistlevel | AMIArte.

Enunciando um conjunto singular que reúne 37 trabalhos de 12 artistas, a Artistlevel Networks e a AMI criaram uma exposição heterogénea em estilos e técnicas, incorporando artistas de várias gerações e áreas.

Trata-se de um evento particular, no qual artistas e coleccionadores têm a oportunidade de contribuir solidariamente para a AMI, revertendo 50% do valor das vendas para esta Instituição de reconhecido mérito internacional.

A iniciativa faz parte de um leque de acções de âmbito solidário, que traduz um dos aspectos da dinâmica e directriz programática da ArtistLevel Networks, criando deste modo a oportunidade para o directo acesso e aquisição de obras de arte e tornando possível a contribuição solidária, de cada artista e de cada comprador, para instituições de solidariedade social.

Pintura e Desenho | Cláudia Barradas; Eduardo Bragança; Elsa Labistour e Natália Barros; Fátima Mateus; Filipa Silveira; Francisca Menezes Ferreira; Isabel Mourão; Joana Lobo Anta; M Lowndes; Fotografia | Diana Mestre; Joalharia | Rita Carvalho Marques.

Ver obras em www.artistlevel.org

Press Release

Convite

ArtistLevel Networks